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A 8 de julho de 2021, o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) publicou a segunda atualização do Relatório Técnico "COVID-19 em crianças e o papel dos ambientes escolares na transmissão".

 

Pontos chave do relatório:

🔑 É consenso geral de que a decisão de fechar as escolas para controlar a pandemia COVID-19 deve ser usada como último recurso. Os impactos físicos, mentais e educacionais negativos do encerramento das escolas nas crianças, bem como o impacto económico na sociedade em geral, provavelmente superariam os benefícios.

🔑 Dado o provável risco contínuo de transmissão entre crianças não vacinadas, é imperativo que haja um alto nível de preparação no sistema educacional para o ano letivo de 2021/2022.

🔑 Distanciamento físico que evitem a aglomeração, bem como higiene e outras medidas para reduzir os riscos de transmissão continuarão a ser essenciais para prevenir transmissão em ambientes escolares. As medidas devem ser adaptadas aos níveis de transmissão da comunidade SARS-CoV-2, bem como ao ambiente educacional e à faixa etária. A implementação de medidas deve ter em conta a necessidade de proporcionar às crianças um ambiente ideal de aprendizagem e social, ao mesmo tempo que reduz os riscos de transmissão.

🔑 É importante que as estratégias para testar em ambiente escolar, com o objetivo de detetar os casos sintomáticos em tempo útil, sejam estabelecidas para garantir o isolamento dos casos. Quando casos positivos são identificados, a escola deve ser informada e o rastreio de contatos deve ser iniciado de acordo com as diretrizes locais.

🔑 Embora seja uma medida de último recurso, o encerramento de escolas pode contribuir para uma redução na transmissão do SARS-CoV-2, mas por si só é insuficiente para prevenir a transmissão do COVID-19 na comunidade na ausência de outras intervenções não farmacológicas e o aumento da cobertura vacinal. A eficácia do encerramento das escolas parece ter diminuído na segunda vaga em comparação com a primeira vaga da pandemia COVID-19, provavelmente devido em parte a melhores medidas de higiene em ambientes escolares.